PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

  O que dizem os professores sobre o PNAIC

          A cursista Neusa Gonçalves, professora do 3º ano, fala sobre o curso do PNAIC, apontando que o  Pacto Nacional  pela Alfabetização  na  Idade Certa  é  uma  ação  inédita  do Ministério  da  Educação  que  conta  com  a  participação  articulada  do  governo  federal  e  dos  governos estaduais, municipais  e  entidades  para  firmar  o  compromisso  de  alfabetizar  crianças  até,  no  máximo  8  anos  de  idade,  ao  final  do  ciclo  de  alfabetização  que  é   o  terceiro  ano   do   ensino  fundamental.
         Com    o   Pacto   busca-se,  contribuir  para  o  aperfeiçoamento   da  formação  dos  professores  alfabetizadores  com   objetivos  e  estratégias  para  melhorar  a  aprendizagem  dos  alunos  e  consequentemente  a  qualidade  do  ensino, também  serve  para  o  professor  refletir  sobre  suas  práticas  em   sala  de  aula  considerando  e  respeitando  as  necessidades,  desejos  e  particularidades  de  cada   criança, assim   é   fundamental    o  professor  planejar  suas  ações  de  forma  que  possibilite  para  que    tais  aprendizagens  sejam  alcançadas  pelas   crianças.
          Destaca,  também  os   recursos  que   as  escolas   receberam   como  materiais  didáticos,  obras literárias,  obras  de  apoio  pedagógico, jogos  e  tecnologias  educacionais,  os  quais  são  de  suma  importância  no  dia -a -dia  em  sala  de  aula.
          Acredita que   o  Pacto  foi   implantado  no   momento  oportuno,  pensando   em    melhorar  a  qualidade  da   educação  e  também   como uma   forma  de  incentivo  e   valorização  do  professor.
                                                                                       


Pauta- UNIDADE  6  
Encontro 14
28/08/2013

Alfabetização em foco: Projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares 

O tema deste encontro abordará Sequência didática.

1-Objetivos deste encontro
•Realizar um diagnóstico da turma sobre os  conhecimentos a cerca da  sequência didática;
• Refletir sobre a organização do trabalho pedagógico  por meio de sequência didática; 

2.Conteúdo deste encontro –
*Organização do trabalho pedagógico por sequências didáticas- p 27  U6A1
*Sequência didática: sistematização e monitoramento das ações rumo as novas aprendizagens p 21  U6A2
* Organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas- p 20 U6A3 

3.Atividade presencial com o orientador de estudo
Leitura deleite- Saci
Leitura do diário de bordo
Atividade com a poesia AS MENINAS – Cecília Meireles com socialização
Vídeo – Magda Soares
Entregar a cada cursista a tirinha abaixo:

Fazer uma breve reflexão sobre a tirinha e entregar a cada cursista as questões abaixo:
TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. Qual das opções abaixo melhor define uma sequencia didática?
a) Conjunto de atividades que trazem dinamismo, uma aula independente da outra.
b) Conjunto sistematizado de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa.
c) Conjunto sistematizado de atividades que sugere a elaboração de um texto no final de cada uma.
d) Conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas junto com os alunos antes de cada aula.

2. Quais das afirmativas abaixo são verdadeiras?
a) É importante analisar as marcas do gênero trabalhado.
b) O conhecimento prévio dos alunos não precisa ser considerado durante as atividades.
c) Propor ao aluno a revisão e aprimoramento de seu texto é uma perda de tempo.
d) É fundamental ler e reler o texto final, identificando aspectos que ainda não estão claros e aqueles que devem ser melhorados.

3. Qual é a forma mais indicada para concluir uma sequencia didática para o ensino de um gênero textual?
a) Publicar os textos produzidos pelos alunos em veículos de comunicação adequados ao gênero trabalhado.
b) Propor que os alunos escrevam uma carta para o professor, contando como foi escrever o texto.
c) Publicar os textos produzidos, independente do gênero, no jornal da escola.
d) Organizar uma reunião com o prefeito da cidade, contando como foi a experiência de trabalhar poesia com aquela turma.

4. Enumere de acordo com a ordem dos passos de uma sequencia didática:
( ) Entrar em contato, por meio da leitura, com muitos exemplares do gênero
( ) Buscar informações sobre o tema
( ) Compartilhar a proposta com os alunos
( ) Publicar os textos produzidos pelos alunos
( ) Mapear o conhecimento prévio dos alunos
( ) Escrever um texto individual
( ) Analisar as marcas do gênero
( ) Produzir um texto coletivo
( ) Ampliar o repertório dos alunos
( ) Fazer a revisão e o aprimoramento do texto

Em grupos realizar a leitura dos textos abaixo:
*Organização do trabalho pedagógico por sequências didáticas- p 27  U6A1
*Sequência didática: sistematização e monitoramento das ações rumo as novas aprendizagens p 21  U6A2
* Organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas- p 20 U6A3
Atividades após a leitura: (Levar papel pardo para escrever as características da sequencia didática).
•Produzir uma lista elencando as características das sequências didáticas para socializar
•Socializar as leituras.
•Questionamentos acerca das sequências didáticas:
O que é?
Como se organiza?
Qual a importância desta essa modalidade de ensino nos três primeiros anos do ensino fundamental?
Qual a importância de levar o aluno a estabelecer relações entre as diferentes áreas do conhecimento?
Por que trabalhar com sequências didáticas?
Rever as questões de conhecimentos prévios do início do encontro

Socializar experiência como as sequências didáticas para integrar saberes (fazendo uma autocrítica do trabalho que já realizou a partir de sequências didáticas tendo como base o texto estudado)
•Socializar as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula. 

4.Atividade a distância: aplicar a sequencia didática e entregar no próximo encontro a sequência didática que está aplicando ou que irá aplicar. Deverá conter todas as atividades planejadas para as áreas do conhecimento utilizadas.
Leitura de deleite 















Atividades propostas pelas cursistas do PNAIC aos alunos do Ciclo de alfabetização



Quadriminó



 Cantiga fatiada

 Montando palavras


Encontros do PNAIC


 

Cantinhos de leitura





Encontro de formação para os Orientadores de Estudo do PNAIC-  Fraiburgo-SC




Lançamento do PNAIC
 
















Formação PNAIC de Orientadoras de Estudo 

Professoras participam de curso do PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



As formadoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) participaram do curso para Orientadores de Estudo do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC – promovido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

O curso teve como objetivo preparar os professores orientadores de estudo que, posteriormente, trabalharão com todos os professores alfabetizadores da Rede Municipal de ensino de Concórdia.


         O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC é um compromisso assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.


    As ações do pacto compreendem:


- Formação continuada para professores alfabetizadores que atuam nas escolas da Rede Municipal (2 anos de formação em Língua Portuguesa e Matemática, sendo 120h de formação a cada ano).


- Materiais didáticos e pedagógicos para professores e para todos os alunos em fase de alfabetização.


- Avaliações internas e externas (realizada pelo INEP) para os alunos do 2º e 3º ano, visando aferir o nível de alfabetização alcançado ao final do ciclo.


- Gestão, Controle Social e Mobilização – coordenações estaduais e municipais responsáveis pelo monitoramento das ações em sua rede.

 Coordenadora do Programa na Rede Municipal de Concórdia:
 Profª Msc. Márcia De Bona Lazzari
Professoras orientadoras de estudo:
- Cirlei Giombelli
- Márcia Farinella S. de Campos
- Rose Antonieti G. de Almeida
- Vanessa Frizon

 
  Orientadoras de estudo com a Coordenadora Adjunta do PNAIC- Vânia da Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário