O que dizem os professores sobre o PNAIC
Pauta- UNIDADE 6
A cursista Neusa Gonçalves, professora do 3º ano, fala sobre o curso do PNAIC, apontando que o
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma ação
inédita do Ministério da Educação que conta com a participação
articulada do governo federal e dos governos estaduais,
municipais e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar
crianças até, no máximo 8 anos de idade, ao final do ciclo
de alfabetização que é o terceiro ano do ensino fundamental.
Com o Pacto busca-se, contribuir para o aperfeiçoamento
da formação dos professores alfabetizadores com objetivos e
estratégias para melhorar a aprendizagem dos alunos e
consequentemente a qualidade do ensino, também serve para o
professor refletir sobre suas práticas em sala de aula
considerando e respeitando as necessidades, desejos e
particularidades de cada criança, assim é fundamental o
professor planejar suas ações de forma que possibilite para
que tais aprendizagens sejam alcançadas pelas crianças.
Destaca, também os recursos que as escolas receberam como
materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico,
jogos e tecnologias educacionais, os quais são de suma
importância no dia -a -dia em sala de aula.
Acredita que o Pacto foi implantado no momento oportuno,
pensando em melhorar a qualidade da educação e também como
uma forma de incentivo e valorização do professor.
Pauta- UNIDADE 6
Encontro 14
28/08/2013
Alfabetização em
foco: Projetos didáticos
e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares
O tema deste encontro abordará Sequência
didática.
1-Objetivos deste encontro
•Realizar um diagnóstico da turma sobre os conhecimentos a cerca da sequência didática;
• Refletir sobre a organização do trabalho pedagógico por meio de sequência didática;
2.Conteúdo
deste encontro –
*Organização do trabalho pedagógico por sequências
didáticas- p 27 U6A1
*Sequência didática: sistematização e monitoramento das
ações rumo as novas aprendizagens p 21
U6A2
* Organização do trabalho pedagógico por meio de sequências
didáticas- p 20 U6A3
3.Atividade
presencial com o orientador de estudo
Leitura deleite- Saci
Leitura do diário de bordo
Atividade com a poesia AS MENINAS – Cecília Meireles com
socialização
Vídeo – Magda Soares
Entregar a cada cursista a tirinha abaixo:
Fazer uma breve reflexão sobre a tirinha e entregar a cada
cursista as questões abaixo:
TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. Qual
das opções abaixo melhor define uma sequencia didática?
a) Conjunto de atividades que trazem dinamismo, uma
aula independente da outra.
b) Conjunto sistematizado de atividades ligadas entre si, planejadas
para ensinar um conteúdo etapa por etapa.
c) Conjunto sistematizado de atividades que sugere a elaboração de um
texto no final de cada uma.
d) Conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas junto com os
alunos antes de cada aula.
2. Quais
das afirmativas abaixo são verdadeiras?
a) É
importante analisar as marcas do gênero trabalhado.
b) O
conhecimento prévio dos alunos não precisa ser considerado durante as atividades.
c) Propor ao
aluno a revisão e aprimoramento de seu texto é uma perda de tempo.
d) É
fundamental ler e reler o texto final, identificando aspectos que ainda não
estão claros e aqueles que devem ser melhorados.
3. Qual é
a forma mais indicada para concluir uma sequencia didática para o ensino de um
gênero textual?
a) Publicar
os textos produzidos pelos alunos em veículos de comunicação adequados ao
gênero trabalhado.
b) Propor
que os alunos escrevam uma carta para o professor, contando como foi escrever o
texto.
c) Publicar
os textos produzidos, independente do gênero, no jornal da escola.
d) Organizar
uma reunião com o prefeito da cidade, contando como foi a experiência de
trabalhar poesia com aquela turma.
4.
Enumere de acordo com a ordem dos passos de uma sequencia didática:
( ) Entrar
em contato, por meio da leitura, com muitos exemplares do gênero
( ) Buscar
informações sobre o tema
( )
Compartilhar a proposta com os alunos
( ) Publicar
os textos produzidos pelos alunos
( ) Mapear o
conhecimento prévio dos alunos
( ) Escrever
um texto individual
( ) Analisar
as marcas do gênero
( ) Produzir
um texto coletivo
( ) Ampliar
o repertório dos alunos
( ) Fazer a
revisão e o aprimoramento do texto
Em grupos realizar a
leitura dos textos abaixo:
*Organização do trabalho pedagógico por sequências
didáticas- p 27 U6A1
*Sequência didática: sistematização e monitoramento das
ações rumo as novas aprendizagens p 21
U6A2
* Organização do trabalho pedagógico por meio de sequências
didáticas- p 20 U6A3
Atividades após a leitura: (Levar papel pardo para escrever
as características da sequencia didática).
•Produzir
uma lista elencando as características das sequências didáticas para socializar
•Socializar
as leituras.
•Questionamentos
acerca das sequências didáticas:
O que é?
Como se
organiza?
Qual a
importância desta essa modalidade de ensino nos três primeiros anos do ensino
fundamental?
Qual a
importância de levar o aluno a estabelecer relações entre as diferentes áreas
do conhecimento?
Por que
trabalhar com sequências didáticas?
Rever as
questões de conhecimentos prévios do início do encontro
•Socializar
experiência como as sequências didáticas para integrar saberes (fazendo uma
autocrítica do trabalho que já realizou a partir de sequências didáticas tendo
como base o texto estudado)
•Socializar as atividades que estão desenvolvendo em sala de
aula.
4.Atividade
a distância: aplicar a sequencia didática e entregar no próximo
encontro a sequência didática que está aplicando ou que irá aplicar. Deverá
conter todas as atividades planejadas para as áreas do conhecimento utilizadas.
Leitura de deleite
Atividades propostas pelas cursistas do PNAIC aos alunos do Ciclo de alfabetização
Quadriminó
Cantiga fatiada
Montando palavras
Quadriminó
Cantiga fatiada
Montando palavras
Encontros do PNAIC
Cantinhos de leitura
Encontro de formação para os Orientadores de Estudo do PNAIC- Fraiburgo-SC
Lançamento do PNAIC
Formação PNAIC de Orientadoras de Estudo
Professoras participam de curso do PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
As formadoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) participaram do curso para Orientadores de Estudo do
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC – promovido pelo Ministério
da Educação e Cultura – MEC em parceria com a Universidade Federal de Santa
Catarina.
O curso
teve como objetivo preparar os professores orientadores de estudo que,
posteriormente, trabalharão com todos os professores alfabetizadores da Rede Municipal
de ensino de Concórdia.
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE
CERTA - PNAIC é um
compromisso assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam
alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
As ações do pacto compreendem:
- Formação continuada para professores
alfabetizadores que atuam nas escolas da Rede Municipal (2 anos de formação em
Língua Portuguesa e Matemática, sendo 120h de formação a cada ano).
- Materiais didáticos e
pedagógicos para professores e para todos os alunos em fase de alfabetização.
- Avaliações internas e externas
(realizada pelo INEP) para os alunos do 2º e 3º ano, visando aferir o nível de
alfabetização alcançado ao final do ciclo.
- Gestão, Controle Social e Mobilização – coordenações estaduais e
municipais responsáveis pelo monitoramento das ações em sua rede.
Coordenadora
do Programa na Rede Municipal de Concórdia:
Profª Msc. Márcia De Bona Lazzari
Professoras orientadoras de
estudo:
- Cirlei
Giombelli
- Márcia
Farinella S. de Campos
- Rose
Antonieti G. de Almeida
- Vanessa
Frizon
Orientadoras de estudo com a Coordenadora Adjunta do PNAIC- Vânia da Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário